domingo, 11 de novembro de 2007

Vestibular? Isso não é nada...


Começando mais um ano de vestibular no país. Me pego a pensar o por quê de passarmos por um teste, para sabermos se somos capazes de estudar. O governo deveria disponibilizar vaga para todos, pois aumentaria as condições dos excluídos socialmente, ingressarem mais preparados em um mercado de trabalho. Mas a contradição me persegue, vejamos bem as faculdades particulares, não rebaixando-as, mas se elas fossem um pouco mais rigidas no teste de seleção, não teríamos tantos profissionais mal preparados , esse é o grande diferencial de uma faculdade federal, pois se essa mesma não fosse tão rigida em suas seleções, teria que diminuir sua qualidade de ensino para um melhor entendimento dos que tem mais dificuldade de apredizagem, resumindo, acabaria como particulares, com bons corpos docentes, excelentes estruturas e com alunos que estão por ali, na maioria das vezes, obrigados, quando queriam estar em casa ou na balada com amigos.

Mas voltando a idéia inicial, a maioria das pessoas que desejam ingressar numa faculdade pública, passam o ano todo, estudando, às vezes, exageradamente, sem tempo nem para dormir e até as vezes nem para comer, esquecendo-se totalmente do mundo ao seu redor. Será que tudo isso vale a pena? Sua vida está resumida em um ano? Como dizem, vestibular é que nem carnaval todo ano tem, e a cada dia que passa, você amadurece mais e cada vez mais, adquire mais conhecimento, até chegar um ponto que você acha que vestibular foi a coisa mais fácil do mundo e você está ali dentro da universidade.Por que não dosar as coisas? Tudo em exagero faz mal, não custa nada, você tirar 1 ou 2 horinhas do seu dia, para relaxar, bater um papo com seus amigos, aliviar sua cabeça de toda carga de informação repassada, o ser humano tem seus limites, tem suas cargas, tem uma hora que a bateria acaba e precisa ser recarregada. Você pode até estar sabendo de tudo, estudou que nem um condenado e chega na hora não consegue ler nem o 1° quesito pois sua cabeça já não processa mais, pois sua "placa-mãe" está completamente desgastada. A partir daí, aparecem doenças, nervosismo, estress e a culpa toda cai em cima do pobre e inofensivo vestibular. Não se acabe por uma pedrinha, depois disso aparecem várias montanhas para serem escaladas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Foi maus... Invadi, li e agora vou comentar.
hehehehe
Tenho vários amigos que esuqecem de viver pra ficar estudando no vestibular, um deles foi parar no hospital bem maus pq nem comia direito.
Eu não consigo me matar de estudar desta forma. Estudo sim, mais tenho meus limites.
Quando estou cansado saiu e vou dar uma vota, ver algum amigo, navegar na net...
Eles esquecem de viver, passam o ano todo estudando e acaba que aquele malandro que não estudou tanto assim e o que quase morreu de estudar éreprovado.

Anônimo disse...

Oh, cara é isso aí. Cada coisa dentro dos seus limites. Forçar não adianta...
E por onde vcs andam que as postagens estão escassas?

Espero que não se matando pelo vestiba... (risos).

Abraço. Mandem sinais de vida.

Anônimo disse...

Vestibular é uma merda, mas a gente tem q passar p ele um dia. =p
Teu blog tá ótimo.
Bjo p tu, Tutu!

Gabrielle disse...

Oh, vestibulando :D
Vi teu blog no orkut e resolvi dar uma passada. É, ano que vem terei meu primeiro vestibular e, mesmo sabendo que vou estudar muito³ para conseguir entrar em uma faculdade federal, pretendo continuar com a minha vidinha social. Sou completamente a favor a tese de "tudo que é demais faz mal" , e assim no estudo: todo mundo precisa de um tempo para namorar, conversar, ler um livro, etc.
Acho que as faculdades particulares tinham que ser mais rígidas na seleção. Aliás, nem sei pq existe vestibular, preferia que tivesse vaga para todos e um bom ensino. Mas enfim, o jeito é estudar, ter calma, que tudo nessa vida tem seu tempo certo :D
Beijão!

Ricabreu disse...

Olá, Rapaziada... sem querer ser chato, mas por onde andam? Desistiram do blog?

Abração.